Tindzila oferece 90 kits de produtos alimentares às vítimas das cheias, no município da Matola

Depois de uma acção similar no distrito de Boane, a Tindzila procedeu à entrega, há dias, ao conselho municipal da cidade da Matola, de cerca de 90 kits de diversos produtos alimentares de primeira necessidade não perecíveis destinados a apoiar às vítimas das inundações naquela parcela da província de Maputo.
Este gesto de solidariedade às vítimas das cheias, no município da Matola surge em resposta ao apelo do Presidente da autarquia da Matola, Júlio Parruque, para que pessoas singulares e colectivas apoiem as famílias afectadas pelas inundações, resultantes das fortes chuvas que assolaram a província de Maputo em particular o município da Matola, no passado mês de Março.


O donativo, que inclui produtos de higiene, foi entregue à vereadora para a área das actividades económicas, no conselho municipal da cidade da Matola, como forma de ajudar a edilidade a minimizar o sfrimento das populações afectadas pelas enxurradas.
O Coordenador do Fundo Tindzila, Fernando Mulungo, que procedeu à entrega do donativo, explicou que o gesto humilde demonstra que a organização se identifica e solidariza-se com os cidadãos afectados pelas enxurradas na província de Maputo e em particular no município da Matola.
“Esperamos que o nosso contributo possa fazer diferença para a vida de quem está a precisar, mas um dos nossos objectivos é também abraçar a causa da edilidade da cidade da Matola, como forma de demonstrar que a responsabilidade é colectiva, ninguém é culpado”, apelou Fernando Mulungo, anotando que é sempre bom que, quando acontecem situações iguais possa haver alguém para estender a mão aos afectados. Mulungo manifestou a abertura da Tindzila para um trabalho contínuo com edilidade da Matola, não só na questão emergencial, mas também para todas outras áreas de interesse comum, sobretudo, na componente de prevenção deste tipo de situações. “


Nós trabalhamos também na área ambiental e a prevenção é uma das nossas maiores preocupações, pois, a maior causa das inundações nas zonas onde vivemos, está relacionada com o ordenamento territorial e saneamento do meio”, disse Mulungo, afiançando que a instituição que representa tenciona promover um encontro entre o edil da Matola, Júlio Parruque, e a Directora-Geral da Tindzila, Alda Salomão, no qual serão abordados, com mais pormenores, os planos das duas instituições, no âmbito da parceria que se pretende estabelecer.


A fonte explicou que com o fundo Tindzila, que tem um fundo de emergência, a organização assiste comunidades vítima de eventos climáticos e ambientais no país, sendo o seu principal escopo a governação de terras, direitos humanos e questões ambientais. A vereadora da área das actividades económicas declinou pronunciar-se sobre a recepção dos produtos e nem a avançar o número de pessoas ou famílias que poderão beneficiar-se do donativo, sob alegação de que não estava autorizada a falar à imprensa, missão reservada ao Porta-voz do município que, na altura, não se fazia presente no evento.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top