Trata-se de um programa que visa a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre os beneficiários do Fundo Tindzila. O mesmo, reforça o fortalecimento das suas capacidades e iniciativas de desenvolvimento comunitário sustentável.
A edição inaugural do programa decorreu no distrito de Massingir, sendo que a nível local, participaram os beneficiários das comunidades de Cubo, Canhane, Chinhangane e Nanguene que acolheram para o intercâmbio os beneficiários da comunidade de Mata, do distrito de Bilene, pertencentes a província de Gaza.
De salientar que os beneficiários de Bilene, eram compostos por três mulheres e três homens. Estes foram chefiados pela líder comunitária do primeiro escalão. Durante o intercâmbio na comunidade de Nanguene, houve a partilha de conhecimento relativo as técnicas de agroprocessamento da amêndoa do canhou, piripiri e artesanato. Fez-se também a divulgação das iniciativas de ecoturismo comunitário em áreas delimitadas e projectos agrícolas sustentáveis para a geração de renda.
Em Cubo, colheu-se as valiosas experiências dos membros da Associação Tlhariani Vaka Cubo que tem sido bem-sucedida no estabelecimento de parcerias produtivas entre as comunidades locais e os investidores. Estas parcerias têm impulsionado o ecoturismo e a produção agrícola em escala industrial na região.
A associação em questão é formada por três comunidades: Cubo, Mbindzo e Chivovo. Após a delimitação de suas terras, essas comunidades cederam algumas parcelas a um grupo empresarial privado. Juntos, estabeleceram uma parceria com a Tindzila, Caminhos Sustentáveis para a construção e exploração de um lodge comunitário, além do desenvolvimento de um projecto agrícola.
De referir que o programa “Conectando e Aprendendo” se alinha com a missão e a visão da Tindzila, que é de contribuir para o desenvolvimento comunitário sustentável em Moçambique, através do apoio a iniciativas locais que promovam a participação, inclusão, inovação e a transformação social.