A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um conjunto de 17 objetivos , um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”. Erradicar a pobreza, garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade, combater os efeitos da mudança climática e garantir o consumo responsável fazem parte da Agenda.
A equipe ONU News esteve em Moçambique para conferir de perto o que o país está fazendo para cumprir as metas.
“Todos podem participar” da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Moçambique, segundo a coordenadora residente do sistema das Nações Unidas no país, Márcia de Castro.
Segundo ela, a organização quer que esse seja “um movimento cada vez mais amplo”:
“Para alcançar os objetivos de redução de pobreza , são grandes desafios. Então, primeiro tem que ter um compromisso político muito sério da parte do governo. Nós não podemos trabalhar como trabalhávamos, temos que mudar, todos temos que mudar. Precisamos de alianças, precisamos de uma estratégia interessante de financiamento para o desenvolvimento, precisamos trabalhar com uma visão global, mas com o buscar de soluções locais, atendendo a cada província, a cada distrito onde realmente há muita necessidade e muita oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população.”
Márcia de Castro ressaltou ainda os cinco pilares da Agenda de Desenvolvimento Sustentável: pessoas, prosperidade, paz, planeta e parcerias.
Ela lembrou ainda que a agenda “tem um objetivo muito simples e muito complexo: não deixar ninguém para trás”.